sábado, 18 de fevereiro de 2012



CURSO SOBRE SEGURANÇA DO PACIENTE RECEBE INSCRIÇÕES


Já passa de 2.000 o número de inscritos para o curso on-line Introdução à investigação sobre a segurança do paciente, desenvolvido pela Organização Mundial da Saúde (OMS). A versão em português será lançada em 1º de março e os links para inscrição já estão disponíveis na página eletrônica da OMS.


O programa é composto por oito módulos, que serão ministrados por docentes do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz), da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz) e da Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade Nova de Lisboa (Ensp/UNL). Entre os temas a serem abordados estão a compreensão das causas, a identificação de soluções e a avaliação de impactos na segurança do paciente. O curso foi desenvolvido em formato de seminários on-line, chamados WEBinar, e estruturado de forma a apresentar elementos básicos da investigação em segurança do paciente/doente para profissionais de saúde e pesquisadores interessados em aumentar seu conhecimento sobre as questões relacionadas a essa temática.
O processo de tradução e adequação deste curso foi uma realização conjunta de pesquisadores do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica, da Escola Nacional de Saúde Púbica Sergio Arouca, ambos da Fiocruz, da Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade Nova de Lisboa, do Centro Hospitalar de Lisboa Central e da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa, Portugal. Sua organização ficou a cargo da pesquisadora titular do Icict/Fiocruz e coordenadora do Centro Colaborador para a Qualidade do Cuidado e da Segurança do Paciente (Proqualis), Claudia Travassos, e do pesquisador da Ensp/UNL, Paulo Sousa, com o apoio da rede ePORTUGUESe. Segundo Paulo Sousa, durante o processo de adaptação foram contempladas eventuais diferenças no que se refere a aspectos culturais e à organização do sistema de saúde, de modo a refletir o contexto do Brasil, de Portugal, do Timor Leste e também dos países africanos de língua portuguesa – Angola, Moçambique, Cabo Verde , Guiné Bissau e São Tomé e Príncipe.


Os interessados em assistir ao curso deverão ter acesso a um computador conectado à internet, além de caixas de som. Vale destacar que para acompanhar o curso não será necessário instalar qualquer tipo de aplicativo no computador. Após ser publicada, a versão em português dos módulos também ficará disponível para acesso na página eletrônica do Portal Proqualis. Nas datas previstas, os participantes do curso devem acessar os links referentes a cada uma das oito sessões programadas.
Confira, abaixo, a programação, os horários e os docentes do curso:
Sessão 1: Segurança do Paciente/Doente, o que é?

Apresentação: Claudia Travassos, médica, MPH, PhD, investigadora titular do Laboratório de Informação em Saúde, Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica (Icict/Fiocruz), Ministério da Saúde, Brasil.

Data: 1°de março de 2012, de 17h às 18h CET
Sessão 2: Princípios da investigação em segurança do paciente/doente: visão geral

Apresentação: Mônica Martins, MPH, PhD, investigadora titular do Departamento de Administração e Planejamento da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz), Ministério da Saúde, Brasil.

Data: 8 de março de 2012, de 17h às 18h CET
Sessão 3: Medir o dano

Apresentação: Walter Mendes, médico, MPH, PhD, professor do Departamento de Administração e Planejamento da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz), Ministério da Saúde, Brasil.
Data: 15 de março de 2012, de 17h às 18h CET
Sessão 4: Compreender as causas

Apresentação: Walter Mendes, médico, MPH, PhD, professor do Departamento de Administração e Planejamento da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz), Ministério da Saúde, Brasil.

Data: 22 de março de 2012, de 17h às 18h CET
Sessão 5: Identificar as soluções/ Implementação

Apresentação: Maria João Lage, médica do Centro Hospitalar de Lisboa Central, Portugal.

Data: 19 de abril de 2012, de 18h às 19h CET
Sessão 6: Avaliar o impacto

Apresentação: Paulo Sousa, PhD, professor da Escola Nacional de Saúde Pública, Universidade Nova de Lisboa, Portugal.

Data: 26 de abril de 2012, de 18h às 19h CET
Sessão 7: Transpor a evidência em cuidados mais seguros

Apresentação: José Fragata, médico, PhD e professor do Centro Hospitalar de Lisboa Central, Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa, Portugal.

Data: 3 de maio de 2012, de 18h às 19h CET
Sessão 8: Aprofundar o conhecimento em segurança do paciente/doente

Apresentação: Paulo Sousa, PhD, professor da Escola Nacional de Saúde Pública, Universidade Nova de Lisboa, Portugal.

Data: 10 maio 2012, de 18h às 19h
Página do curso: 
Confira também esse site http://proqualis.net/
Vale a pena!! Bom carnaval bem feliz e abençoado a todos!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário