sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Fórum 1 - Visita Domiciliária

Caros alunos,
Após a leitura do capítulo Assistência Domiciliária, façam uma síntese crítica e reflexiva e postem no nosso AVA (ambiente virtual de aprendizagem) até o dia 10/08/2012.
A xerox encontra-se na Copyex.
Atenciosamente,
Prof Antonio Mendonça

19 comentários:

  1. A assistência domiciliaria tem como conceito prestar assistência no próprio domicilio, ela é usada principalmente nos programas de controle de doenças infecto-contagiosas, assim como visitas materno-infantis. O principal objetivo é promover e prevenir a saúde, esta assistência pode ser curativa, preventiva e de reabilitação. A equipe de assistência domiciliaria é interdisciplinar, composta por médico, enfermeiro, auxiliar de enfermagem, assistente social, psicólogo, fisioterapeuta. Por meio desta visita é possível avaliar as condições de moradia, socioeconômicas, questões individuais e familiares, físicas e psicológicas, conhecer as condições de saneamento, prestar uma assistência individual aquela família prestar assistência controlar as doenças infecto-contagiosas ou parasitarias e promover ações de prevenção a saúde.
    O profissional para fazer parte desta equipe tem que ter facilidade de trabalhar em equipe, ter liderança, dedicação, ética e responsabilidade, ter empatia e principalmente usar uma linguagem fácil de ser compreendida, torna-se importante nas visitas levar o prontuário do paciente com as informações já preenchidas que vão nos dar um norte sobre o paciente. Algumas dificuldades vão surgir e nos surpreender, mas nos com bom ânimo e dedicação iremos encontrar a melhor forma de resolver os problemas.
    Alguns pacientes tem que ter a nossa atenção são as gestantes, devido o seu estado de saúde, onde a todo momento pode surgir alguma intercorrência, as puerpéras, os recém nascidos,os idosos e os portadores de doenças crônicas, tuberculose e hanseníase, dando ênfase se os mesmos estão tomando a medicação e seguindo o tratamento correto, ainda existe as visitas as escolares.
    Este texto só deixou mais claro o quanto de responsabilidade temos de ter com a nossa profissão e com os nossos clientes, que confiam e dependem do nosso esforço e força de vontade pra fazer a diferença em suas vidas.

    Rogelânia de Lima.

    ResponderExcluir
  2. A visita domiciliária é uma importante ferramenta utilizada pelas equipes de saúde da família, deve ser realizada por uma equipe multidisciplinar com foco na prevenção, promoção e recuperação da saúde. Com a visita, o profissional de saúde pode perceber as condições em que esse paciente / família vive, bem como as relações pessoais ali existentes, servindo assim para uma ação mais completa com um enfoque mais amplo. Para se realizar essa visita os profissionais devem atentar para um prévio conhecimento acerca da família(nome, endereço) e os problemas ali existentes, desde estruturais (saneamento básico, higiene), como também de saúde (doenças crônicas, mentais). Sempre temos que lembrar que existem muitas dificuldades estruturais para a realização da visita, mas nós, profissionais de saúde sempre temos que procurar superá-los pela importância que essa ferramente tem na estratégia saúde da família tanto para gestantes, doentes crônicos, crianças, puérperas, idosos.

    Rafael Meneses Melo Freitas

    ResponderExcluir
  3. A assistência domiciliária consiste no cuidado prestado na residência da família ou do indivíduo, atualmente é uma das principais ferramentas de trabalho da Estratégia Saúde da Família (ESF), porém registros históricos mostram que esse tipo de cuidado antecede os cuidados hospitalares, mostrando-se eficiente na promoção, manutenção e recuperação da saúde.
    A visita domiciliária proporciona além de uma assistência a saúde no nível biológico, uma atenção ao psicossocial do indivíduo/família, uma vez que estando na casa do paciente pode-se observar como o mesmo vive e como convive com os demais membros da família.
    Os profissionais envolvidos na visita domiciliária precisam ser comunicativos, utilizando uma linguagem acessível a população; após a visita é sempre importante realizar um aparato geral do que foi encontrado e analisar se os objetivos iniciais foram alcançados. É importante ressaltar que além do enfermeiro outros profissionais podem e devem estar incluídos na visita domiciliária, de forma a proporcionar um cuidado integral a família assistida.

    Lorena Campos de Souza

    ResponderExcluir
  4. A Assistência Domiciliar é utilizada na ESF – Estratégia Saúde da Família prestando assistência no domicilio do individuo e tem como objetivo promover e previnir a saúde daquela família.
    Esses profissionais devem usar uma linguagem clara e objetiva, a fim de que todos os integrantes desta família compreendam e possam esclarecer suas dúvidas e falar suas queixas, os profissionais devem estar preparados para ouvir o individuo também. É importante que tenha uma troca de dialogo com o indivíduo ou família e o profissional de saúde.
    É importante que seja registrato todas as observações e as ações realizadas nessa assistência domiciliar, pois assim fica melhor de verificar se os objetivos foram alcançados, se for negativo, deve-se planejar outras ações para essa família.

    Rafaelle Dias Albuquerque

    ResponderExcluir
  5. VISITA DOMICILIÁRIA
    Iranildo Lopes de Oliveira
    A prática da visita domiciliária não é uma coisa recente, estudos mostram que na Europa no século XVIII, a prática da vista domiciliária era comum, em especial feita por mulheres. Sendo essa mulher da mesma classe social do usuário, ela seria, em tese, capaz de realizar um trabalho melhor(OHRA). Já no Brasil esse modelo de vindo da Europa,desponta com as práticas sanitária dos sanitarista Oswaldo Cruz, Emilio Ribas, Carlos Chagas entre outros. Dentro da Estratégia Saúde da Família(ESF), existem tipos de visitas, como visitas as puérperas, aos acamados, portadores de doenças crônicas as visitas do Agente comunitário de Saúde (ACS), tudo com apenas um intuito, promover a saúde e bem estar do paciente no domicilio. Para (BRASIL/1994), atenção domiciliar é definida como o termo genérico que envolve ações de promoção saúde, prevenção, tratamento de doenças e reabilitação, todas desenvolvidas em domicílio. Assistência domiciliar é definida como o conjunto de atividades de caráter ambulatorial, programadas e continuadas, desenvolvidas em domicílio. E internação domiciliar é o conjunto de atividades prestadas no domicílio, caracterizadas pela atenção em tempo integral ao usuário com quadro clínico mais complexo e com necessidade de tecnologia especializada.Ao enfermeiro cabe a ida ao domicilio com o objetivo educativo, centrado na prestação de cuidados mais direcionados, sejam educativos, preventivos de acordo com o levantamento epidemiológico da área de abrangência da unidade de saúde da família, ou assistencial/curativo. Ao médico cabe, além das ações citadas anteriormente, o diagnóstico diferencial de alguma doença ou agravo. Como principal instrumento de trabalho do ACS, cabe ao agente realizar no mínimo uma visita mensal a cada família residente na sua área de abrangência,porém este número pode variar de acordo com a necessidade da família. Durante a VD, é necessário identificar as necessidades de saúde do indivíduo.( MOROSINI/2007) Dentro desse panorama os profissionais pode identificar possíveis ações da família que causarão problemas futuros, e assim planejar com antecedência todas as ações a família e ao paciente. Na VD, as relações equipe/família são otimizadas aumentando o vínculo e a responsabilidade com as ações de saúde. O objetivo é que tais ações gerem efeito positivo na qualidade de vida do grupo familiar, mas também podemos perceber que estas ações podem se transformar em um instrumento de controle sobre as atividades familiares (MOROSINI/2007).
    *Texto com base no Capitulo de Assistência Domiciliária. Autoras: Elisabete C. Chapina Ohara, et al.
    Bibliografia:
    Morosini, Márcia Valéria G.C. Modelos de atenção e a saúde da família, Rio de Janeiro EPSJV/Fiocruz, 2007.
    BRASIL. Ministério da Saúde. Fundação Nacional de Saúde. Coordenação de Saúde da Comunidade. Saúde dentro de Casa: Programa de Saúde deFamília. Brasília: Ministério da Saúde, 1994.

    ResponderExcluir
  6. A visita domiciliária (VD) em um conceito simples pode ser definida como um instrumento de assistência domiciliar, voltado para atender a os pacientes de forma integral. Nessa perspectiva é interessante que os profissionais tenham uma visão com maior amplitude em que todos estejam preparados para trabalharem de forma multidisciplinar, pois esse é um dos focos da visita domiciliária. Outro fator que pode ser citado é que a VD buscar também aproximar os profissionais da comunidade, por isso a visita domiciliária pode ser considerada uma das melhores ferramentas da atenção primária.

    Antonio Uelton de Araujo da Silva.

    ResponderExcluir
  7. A assistência domiciliária é uma ferramenta da Estratégia Saúde da Família que tem como propósito o atendimento assistencial realizado na residência familiar. Visa um atendimento ao paciente de forma integral e dinâmica dentro do seu próprio contexto social, o que permite ao profissional ter uma visão mais ampla do processo saúde doença deste paciente. Para a realização da visita domiciliária é necessário uma equipe multidisciplinar com boa interação, acessível a população e que promova a educação e promoção da saúde. Também é importante que a equipe registre de forma periódica as necessidades da população, já que se trata do principal meio de contato com a população.
    Ariana M. Veras

    ResponderExcluir
  8. Boa Noite,
    Jéssica Santos Cunha

    O texto é bem simples e explicativo, muito bom, pois mostra a competências de cada profissional da assistência domiciliária e o que e como avaliar as gestantes, RN, os idosos, os portadores de doenças crônicas.. E que vamos levar e usar pro resto de nossas vidas.
    A assistência domiciliária oferece cuidados que podem ser de natureza preventiva, curativa, de reabilitação ou controle das doenças crônicas, mas se tratando de nossa realidade, infelizmente pouco vê os cuidados de caráter preventivo.
    Apesar de que os outros profissionais podem e devem participar da visita domiciliária como disse nossa colega Lorena, a visita domiciliaria é realizada muitas vezes só pela enfermagem, que como todos da equipe devem trabalhar junto para tenham um conjunto de ações voltadas para o atendimento, tanto educativo como assistencial e que através dessa visita,é feita avaliações sobre as condições ambientais,físicas e psicológicas em que vivem o indivíduo e sua família, e depois devemos traçar ações para essa família.
    E para terminar, concordo com minha colega, Rogelânia que diz que esse texto esclarece cada vez mais a responsabilidade que temos com essa profissão!

    ResponderExcluir
  9. A visita domicilikária é uma atividade de extrema importancia para a saúde da população. Através dela é possível realizar o acompanhamento de saúde das famílias da comunidade, assim como avaliar e conhecer a situação do domicílio. Hoje, a maior parte da população que recebe a visita domiciliária são de pessoas que não possuem condições de realizar a consulta na unidade de saúde. É necessário que se tenha a ampliação dessa atividade assim como uma maior dedicação das equipes de saúde para que um maior número de pessoas possam ser acompanhadas e com mais qualidade.

    Raquel dos Santos

    ResponderExcluir
  10. AA Assitência Domiciliar visa à saúde dos pacientes, é um meio de aproximação entre o profissional da saúde com a família, é onde podemos detectar doenças precoces, prevenções, cuidar e avaliar os pacientes. Devemos falar popularmente para que possam nos entender melhor, promover a educação em saúde, anotar tudo o que o paciente relatar. Com essas visitas a família se sentirá mais a vontade na próxima ida ao CSF. A visita é mais realizada pela enfermagem que deveria ser realizada por todos os profissionais da saúde, porque existe aquelas pessoas que não vão ao posto, ou raramente vão, então o ideal seria se todos pudessem ajudar na assistência da família.

    Clarissa Alves - 09100502

    ResponderExcluir
  11. A visita domiciliária (VD) pode ser definida como o meio mais próximo de orientar e avaliar família em um contexto mais amplo podendo-se verificar o ambiente em que aquele grupo esta inserido. Desse modo é necessário o treinamento e educação continuada dos profissionais para trabalharem de forma multidisciplinar em harmonia trazendo assim benefícios para a sociedade .A visita domiciliaria é a maneira ou instrumento que nós Enfermeiros temos para estar mais próximo da realidade daqueles clientes/pacientes, daí a necessidade de total inserção naquele meio, incluindo a aceitação de certas culturas e religiões.

    Elisabeth Soares

    ResponderExcluir
  12. A visita domiciliária, como o próprio nome já diz, é a visita do profissional de saúde ao domicílio do paciente. É uma ação desenvolvida pela equipe da Estratégia de Saúde da Família (ESF), com o objetivo prestar assistência na casa promovendo e prevenindo à saúde. Esse trabalho é desenvolvido por uma equipe multidisciplinar, onde o paciente é visto integralmente e dentro do seu contexto social, com todas as suas peculiaridades. Mas na realidade acaba sendo realizada na grande maioria pela equipe de enfermagem, a visita acaba sendo de caráter curativo, prestando assistência àqueles que não podem ir até a unidade de saúde. A visita domiciliária é uma forma de aproximar a comunidade à unidade de saúde, os profissionais envolvidos devem saber trabalhar em equipe, usar uma linguagem acessível e ter empatia, sendo uma ferramenta importante para ESF.

    Clayane Parga

    ResponderExcluir
  13. A assistência domiciliária é uma atividade de saúde desenvolvida há muitos anos, antes até dos modelos assistenciais hospitalares e ambulatoriais. Sendo utilizada na saúde coletiva, mas precisamente nos programas de controle de doenças infectocontagiosas, visitas materno-infantis e atualmente é muito utilizada no Programa Saúde da Família com o objetivo da promoção e prevenção da saúde. A assistência domiciliaria foi estendida ainda para doentes crônicos, pacientes dependentes e outros agravos à saúde.
    A equipe de atendimento domiciliário deve ser interdisciplinar, onde todos os membros trabalhem com um mesmo objetivo, contribuem, criando um mecanismo de troca de saberes. Através da visita domiciliária, é possível avaliar as condições de moradia, socioeconômicas, questões individuais e familiares, tal como questões físicas e psicológicas, conhecer as condições de saneamento, prestar assistência, controlar as doenças infectocontagiosas ou parasitárias, promover ações de promoção e prevenção à saúde e elaborar um plano de ação para atender de forma integral o individuo e sua família.
    É necessária a avaliação da assistência domiciliária através de discussão com a equipe sobre a visita e a opinião de cada visitante, observar se os objetivos foram atingidos e perceber a necessidade de planejar novas ações com outro enfoque. Identificar a necessidade de acompanhamento da equipe com a família, estabelecer retornos e avaliar a resolutividade dos problemas levantados pela equipe e a progressão na autonomia da família.
    Jordana Maia de Oliveira

    ResponderExcluir
  14. A assistência prestada à população brasileira está sendo modificada nos aspectos referentes à autonomia do cliente. Até pouco tempo ele era um mero receptor de uma série de orientações, as quais trariam significativas mudanças em sua rotina diária. Como os profissionais pouco sabiam sobre a realidade das pessoas que atendiam suas intervenções, muitas vezes, não apresentavam o impacto esperado.
    Como alternativa para essa problemática vem se optando por valorizar a chamada “Assistência Domiciliária”, pois ela possibilita aos trabalhadores da saúde visão ampliada sobre fatores correlacionados diretamente na manutenção ou não do estado de saúde das pessoas. Numa única visita se pode analisar inúmeras variáveis de uma família, desde seus hábitos a crenças.
    Vale ressaltar que se considera mais satisfatória uma assistência domiciliária interdisciplinar, pois dessa maneira têm-se vários olhares sobre a mesma realidade estudada. Dentre esses profissionais, a equipe de enfermagem possui considerável relevância porque no contexto de Saúde Coletiva se percebe estreita relação entre essa classe e a população adscrita.
    Cita-se ainda como informação relevante o fato de que ainda é um desafio ultrapassar os muros das unidades de saúde por inúmeros fatores, dentre os quais se pode elencar: elevada demanda de atendimento para casa equipe, poucos profissionais em cada Estratégia de Saúde da Família, temor da violência nas redondezas das ESF.
    Diante do texto estudado pode inferir que Saúde Coletiva é sinônimo de Assistência Domiciliária, pois assim dá-se a possibilidade de que a família assistida seja co-responsabilizada pela aplicação ou não dos cuidados prescritos em conjunto.

    Cristina Costa Bessa

    P.S.: Sei que o prazo já passou, porém, percebi que não tinha postado o comentário e quis deixar registrado minhas considerações pelo menos pela importância temática.

    ResponderExcluir
  15. Podemos ver em alguns filmes, principalmente os que retratam outro período da história, que a assistência domiciliar era algo corriqueiro, normal e para poucos, pois somente as famílias mais ricas usufruíam de tal privilégio.
    Hoje a assistência domiciliar é considerada uma importante ferramenta para o cuidado do cliente e sua família. É característica desse tipo de assistência a interdisciplinaridade, pois parte-se do principio que todos os profissionais que assistem um indivíduo precisam está em perfeita sintonia para que haja o reestabelecimento completo da saúde.
    Pode-se ressaltar que durante uma visita no lar de um cliente, o profissional consegue ter dimensão do contexto que o mesmo está inserido. A visita domiciliária torna-se de extrema necessidade para avaliação as condições biopsicossociais do cliente. Além disso, o profissional deve está preparado para lidar com situações que fogem à regra e/ou que são totalmente diferentes das quais está habituado.
    Mesmo com todas as dificuldades, a assistência prestada no lar tem vantagens significativas, pois permite traçar um plano de cuidados mensurável para cliente, cuidador e família.
    Todos os membros da equipe possuem papéis fundamentais na assistência domiciliar. O enfermeiro, por sua vez, é um profissional indispensável. Além de prestar a assistência de enfermagem e executar a consulta de enfermagem, o enfermeiro deve criar e executar ações de saúde que colaborem para bem estar do cliente e de sua família.
    Posso concluir que a assistência domiciliar é essencial para que haja uma continuidade nos serviços prestados ao cliente e sua família. O planejamento é um ponto que precisa ser trabalho e, se necessário, modificado quantas vezes for preciso. Mesmo com toda a dificuldade encontrada o profissional deve ser capaz de encarar tudo com resiliência e empatia, pois não se pode esquecer que o cliente continua a necessitar de seus cuidados.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpa, esqueci me identificar.
      O comentário acima é meu.
      Romario Mendes - 09200200

      Excluir
  16. Olá professor, fui ao blog, fiz o passo a passo, contudo cliquei em visualizar e me perdi toda, tentei novamente, mas a janela de postagem não aparece mais, tentei em postagens antigas, apareceu e postei por lá mesmo. Não sei se deu certo, pois fui tentar visualizar e só vi dos outros colegas, contudo e de qualquer forma, deixo por aqui a minha análise, como comprovação de que tentei, não sei se o senhor irá aceitar, mas de qualquer forma deixarei.

    ENFERMAGEM SAÚDE COLETIVA
    ASSISTÊNCIA DOMICILIÁRIA
    PROFº ANTÔNIO
    ALUNA: ARILANY RIBEIRO DE MELO

    Assistência Domiciliária.
    Apesar de ser uma atividade desenvolvida desde a antiguidade, é um modelo de assistência que propõe prestar o cuidar no próprio domicílio do paciente/ cliente, proporcionando não só um conforto para o próprio usuário, como também a integração da família em algumas atividades, dando espaço para um trabalho em conjunto da equipe de saúde (enfermagem, médicos e outros profissionais) com a própria família/ paciente.
    Com esse trabalho desenvolvido pelos PSF, como estratégia de obter a promoção e prevenção, assim como a reabilitação de controle das doenças crônicas, a equipe de enfermagem procura fornecer um trabalho integral, contínuo, de qualidade, onde busca saciar as necessidades da população no que diz a respeito as suas patologias ou prevenção das mesmas.
    Além disso, vale ressaltar a interdisciplinação que existem entre as equipes, as trocas de informações e interações entre os membros é um fator positivo, pois isso cria a possibilidade de trocas de saberes, facilitando ou ajudando a uma rápida resolutividade de problemas.
    Quando se proporciona uma assistência domiciliária, a equipe de saúde tem uma melhor noção, da real necessidade do paciente, tanto em termos de condições de moradia, socioeconômica, questões individuais, familiares, física e psicológica.0,
    Com base nas necessidades, a equipe irá promover ações de saúde, procurando planejar e executá-las na forma mais adequada, para que haja uma melhor promoção da saúde do paciente, ações essas que irão se estender não apenas ao paciente em si, mas também aos seus familiares, assim como toda a comunidade.
    Após acompanhamento da equipe de saúde na assistência domiciliária, é fundamental avaliar se houve resolutividade dos problemas, atentando para os aspectos positivos e negativos da prestação do serviço, pois com base nisso, novas ações serão planejadas em busca de obter mais acertos e com isso proporcionar qualidade de assistência, e quem sabe até erradicação dos mesmos (problemas).

    ResponderExcluir
  17. aluna: Francisca simone nascimento
    A Assistência domiciliária é uma atividade muito antiga é o atendimento no domicílio do paciente,prestar assistência de saúde em casa , é uma estratégia desenvolvida desde os tmpos mais remotos, é utilizada na saúde coletiva especificamente nos pprogramas de controle de doenças infecto-contagiosas, assim como nas visitas de materno-infantis , hoje essa estratégia é utilizado no programa de saúde da familia com o principal objetivo de promover e previnir saúde.
    A assistência domiciliária oferece cuidados preventivos,curativo,de reabilitação e de controle das doenças crônicas.
    a equipe do atendimento é interdisciplinar onde todos contribuem criando um mecanismo de troca de saberes.
    por meio da visita domiciliária é possível avaliar as condições de moradia , socioeconômicas,questões individuais e familiares assim como questões físicas e psicológicas, coonhecer as condições de saneamento,prestar assistência, controlar as doenças infecto contagiosas ou parasitárias e promover ações de prevenção e promoção da saúde. apartir da visita o profissional de saúde consegue elaborar um plano ação para atender de forma integral o indivíduo e sua familia , os profissionais conseguem estabelecer um víinculo comm o indivíduo e a familia tornando-os co-responsáveis pela assistência.
    Para se fazer a visita domiciliária é necessário um planejamento da visita domiciliária , estabelecer objetivos de cada elemento da equipe definir tempo e horário para visita recursos a serem utilizados é importante que o profissional tenha os dados do paciente, os objetivos da visita poderão ser modificados de acordo com as intercorrências observadas durante a visita , é importante discutir com a equiipe como foi a visita se os objetivos foram atingidos , não devemos esquecer os registros e observações das ações exercidas no domicílio,é indispensável para um atendimento de qualidade

    ResponderExcluir
  18. ASSISTÊNCIA DOMICILIÁRIA

    Também conhecida como Visita Domiciliária, oferece cuidados que podem ser de natureza, preventiva, curativa, de reabilitação, ou de controle das doenças crônicas. Ela também tem como objetivo de promover e prevenir á saúde. Para que essa visita tenha sucesso é necessário que toda equipe de profissional da saúde colabore, cada um fazendo a sua parte seja dos ACS ao médico.
    Pois é através da visita domiciliária que conhecemos as condições de moradia, socioeconômicas, educação, saneamento, saúde. Esse atendimento domiciliário se estende mais as pessoas que não pode se ir até o posto, são: pessoas acamadas, portadores de doenças crônicas.
    O profissional tem que ser hábil, comunicativo, ter liderança, ética saber falar com a população, depois dessa visita, vendo todo o conteúdo da família, o profissional consegue traçar um plano para que tenha visita domiciliária regularmente.

    Silvia Heliene Barreto Domingos

    ResponderExcluir