quarta-feira, 11 de abril de 2012

15º Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem-CBCENF



Já estão abertas as inscrições para o 15º Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem (CBCENF). O Congresso que acontecerá entre os dias 9 a 12 de agosto, em Fortaleza (CE), é voltado para profissionais, estudantes e pesquisadores da área de Enfermagem e debaterá os principais assuntos e temas relevantes da área.

O maior evento de categoria profissional promovido no país receberá as inscrições até 31 de julho.

Os interessados podem se inscrever diretamente no site do 15º CBCENF, clicando aqui.

Segue abaixo os valores de acordo com as categorias profissionais:

Enfermeiros:
Até dia 31/05: R$ 100,00.
De 1º/06 a 31/07: R$ 150,00.
A partir de 1º/08 e no local: R$ 200,00.

Técnicos de Enfermagem:
Até dia 31/05: R$ 70,00.
De 1º/06 a 31/07: R$ 100,00.
A partir de 1º/08 e no local: R$ 140,00.

Auxiliares de Enfermagem e Estudantes:
Até dia 31/05: R$ 50,00.
De 1º/06 a 31/07: R$ 70,00.
A partir de 1º/08 e no local: R$ 100,00.

Para acessar o site do evento, clique aqui.

3 comentários:

  1. A enfermidade compromete tanto o corpo como a mente, por isso além da dor física existe a dor psíquica, a pessoa nessas condições se encontra sensível e fragilizada e quando o tratamento é realizado em nível de internamento hospitalar a situação fica mais difícil, pois a mudança do ambiente e a separação do meio familiar ocasiona insegurança. O artigo relata a importância de o profissional ver o paciente em todos os seus aspectos, e não só a patologia. Pacientes internados em um hospital geral público relataram sobre condutas de profissionais frente a eles, e reforçaram sobre o grande valor do profissional ser atencioso,cuidadoso, saber ouvir,ser sincero com relação ao diagnóstico e decidir junto com o paciente sobre a melhor escolha do tratamento, tudo isso contribui significativamente para a melhora do quadro clínico do paciente. Alguns pacientes relataram sobre experiências desagradáveis por parte de profissionais no período em que estiveram hospitalizados, pois além de o profissional não falar de forma clara, usando termos técnicos, sua conduta desqualificada fazia o paciente sentir-se alguém sem importância.
    Tanto os pacientes como os profissionais têm direitos e deveres a cumprir , a habilidade, o conhecimento e a competência não torna o profissional superior ao paciente. Se todos os profissionais respeitassem os direitos do paciente não aconteceria situações como as citadas no artigo.
    Na Carta dos Direitos dos Usuários da Saúde, trata exatamente sobre os direitos dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), no segundo princípio dessa carta fala que todo cidadão tem direito a ter um atendimento com qualidade, recebendo informações claras sobre seu estado de saúde; e no quarto princípio fala que todo cidadão deve ser respeitado os seus direitos de paciente, podendo ver seu prontuário sempre que quiser.
    Os usuários do SUS também têm deveres a cumprir, adotando medidas que promovam sua saúde, a saúde de seus filhos como exemplo a vacinação e contribuir para a limpeza urbana e preservação do ambiente, isto é, os usuários têm a responsabilidade de promover ações que contribuem para a sua saúde, a saúde de sua família e dos que estão a sua volta.
    Sendo assim, se o profissional além de realizar seus procedimentos técnicos corretos, agir de forma competente e humanizada, proporcionará uma melhora de forma mais rápida no estado de saúde do paciente.Então é necessário que os pacientes tenham conhecimentos de seus direitos para que possa ser colocados em práticas e cumprir com seus deveres de usuários do SUS, não só para benefício do próprio usuário mais também do profissional , inclusive para que ocorra uma mudança em âmbito geral na saúde pública
    Ass:Leila Karla Rabelo Barboza Farias

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  2. O texto refere-se ao tratamento que a maioria dos pacientes do SUS recebem ao serem atendidos nas unidades de saúde seja de atenção primária, secundária ou terciária; profissionais que agem como robôs, priorizando apenas a assistência como se estivessem fazendo a manutenção de um aparelho.Tais profissionais esquecem que seus pacientes tem vida própia e merecem respeito e tratamento digno de seres humanos e que seus estados psicológicos também influenciam no resultado do tratamento de suas patologias.
    Os pacientes se preoucupam muito mais com a forma como vão ser atendidos do que se o profissional vai conseguir curar sua patologia, querem saber como e por que receberam medicação ou para que servem os exames realizados;muitas vezes um sorriso ou um olhar mais atencioso já são o bastante para que o paciente sinta-se seguro!
    Infelizmente não se aprende na faculdade apertar a mão ou sorrir com carinho para um paciente que está ansioso e cheio de dúvidas em um leito de hospital... por mais que todos os mestres nos falem e descrevam sobre empatia, ela deve vir do fundo da alma de cada profissional...
    De nada adiantará a um ENFERMEIRO tantos conhecimentos adquiridos pesquisas realizadas se ele agir como um "CAVALO BATIZADO".OS direitos adquiridos pelos usuários do SUS não estão limitados apenas a assistência e sim a humanização dos serviços prestados, o paciente deve ser tratado corpo e mente, inclusive tendo suas crenças respeitadas!
    Ass:Ivone Silva.

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  3. Constata-se que o paciente avalia os gestos e expressões dos cuidadores durante todo o percurso. Valoriza mais, no profissional, a competência humana de ser afetivo, de conversar e incluí-lo em decisões clínicas, do que sua habilidade técnica. Critica a atitude distante, fria e bruta, metaforicamente comparada a um cavalo batizado. Sugere uma ação profissional afetiva, empática e ética e uma comunicação clínica respaldada na fala, na conversa e no costume da vida cotidiana nordestina. Argumenta-se que essa voz legítima e crítica do paciente-cidadão oferecer valiosas pistas para transformar a conduta profissional, remoralizar o paciente e construir o hospital humano no contexto de desigualdades sociais.
    Assegura o comprometimento dos gestores para que os princípios anteriores sejam cumpridos, comprometendo-se á: promover o respeito e o cumprimento desses direito e deveres para sua efetivação; adotando providencias necessárias para subsidiar a divulgação dessa declaração formalizada; incentivar e implementar formas de participação dos trabalhadores e usuários nas instancias e nos órgãos de controle social do SUS. Promover atualizações necessárias nos regimentos e/ou estatus dos serviços de saúde, adequando-os a esta declaração. Adotar formas para o cumprimento efetivo da legislação e normatizações do sistema de saúde.
    Toda essa contextualização sobre direitos e deveres á saúde nos serviu de base para elaboração do marco teórico, sendo considerado um conjunto sociais onde todos devem conhecer em sua integralidade para exercer plenamente sua cidadania.
    “O sucesso de buscar uma relação bem sucedida não é difícil de ser alcançada, pois a oportunidade é dada "diretamente" desde o início, de receber uma palavra amável e com um sorriso acolher o paciente, pois eles são os que mais cruelmente necessitam dessa atenção.”.
    ass: Vilmara Menezes

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