sexta-feira, 23 de março de 2012

ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM VISITAM O COREN-CE



Acadêmicos do 4º semestre do curso de graduação em Enfermagem da Faculdades Nordeste Fanor/Devry Brasil, acompanhados pelo professor Francisco Antônio da Cruz Mendonça, realizaram uma visita técnica à sede do Conselho Regional de Enfermagem em Fortaleza na manhã desta sexta-feira (23), como atividade da disciplina de Ética e Legislação em Enfermagem.

Para o professor Mendonça a visita possibilita uma ampliação do conhecimento dos direitos e deveres dos profissionais de Enfermagem, para o melhor exercício da profissão. Mendonça destacou ainda: "Conhecer o COREN, oportuniza compreender o processo de trabalho do órgão que fiscaliza e zela pelo bom funcionamento da profissão de Enfermagem”.



Cerca de 40 alunos conheceram as instalações do conselho regional, tiveram acesso ao COREN MÓVEL e assistiram a uma palestra que abordou o tema Ética e Legislação em Enfermagem.

Para a acadêmica Gisélia Sousa: "Prevaleceram as boas impressões. Na verdade maravilhosas. Eu não tinha noção do que é o COREN, suas funções e atividades. Deu-me mais segurança e vou incentivar as colegas de outras turmas a visitarem e conhecerem nosso futuro órgão regulador”.

Para Ivone Silva: "A palestra foi tão empolgante que faz nascer em nós uma vontade de conhecer mais sobre o sistema. Foi importante entender que o Conselho de Enfermagem está também para nos auxiliar e nortear em áreas importantes que vão definir nosso futuro e garantir nossos direitos, além de fomentar uma ampla discussão sobre nossos deveres. Foi uma experiência exitosa eu diria conhecer de perto o regional”.

Visitas ao COREN-CE podem ser agendadas através da solicitação, por meio de ofício, dirigidas a Presidente Celiane Maria Lopes Muniz.

http://www.coren-ce.com.br/cont.php?vidcont=887

segunda-feira, 19 de março de 2012

NÓS SOMOS ÁGUIAS

ÁGUIA OU GALINHA
Em meados de 1925, James havia participado de uma reunião de lideranças populares na qual se discutiam os caminhos da libertação do domínio colonial inglês. As opiniões se dividiam.
Alguns queriam o caminho armado. Outros, o caminho da organização política do povo, caminho que efetivamente triunfou sob a liderança de Kwame N´Krumah.
Outros se conformavam com a colonização à qual toda a áfrica estava submetida. E havia também aqueles que se deixavam seduzir pela retórica dos ingleses. Eram favoráveis à presença inglesa como forma de modernização e de inserção no grande mundo tido como civilizado e moderno.
James Aggrey, como fino educador, acompanhava atentamente cada intervenção. Num dado momento, porém, viu que líderes importantes apoiavam a causa inglesa. Faziam letra morta de toda a história passada e renunciavam aos sonhos de libertação. Ergueu então a mão e pediu a palavra. Com grande calma, própria de um sábio, e com certa solenidade, contou a seguinte história:
“Era uma vez um camponês que foi à floresta vizinha apanhar um pássaro para mantê-lo cativo em sua casa. Conseguiu pegar um filhote de águia. Colocou-o no galinheiro junto com as galinhas. Comia milho e ração própria para galinhas. Embora a águia fosse o rei/rainha de todos os pássaros.
Depois de cinco anos, esse homem recebeu em sua casa a visita de um naturalista. Enquanto passeavam pelo jardim, disse o naturalista:
- Esse pássaro aí não é uma galinha. É uma águia.
- De fato – disse o camponês. É águia. Mas eu a criei como galinha. Ela não é mais uma águia. Transformou-se em galinha como as outras, apesar das asas de quase três metros de extensão.
- Não – retrucou o naturalista. Ela é e será sempre uma águia. Pois tem um coração de águia. Este coração a fará um dia voar às alturas.
- Não, não – insistiu o camponês. Ela virou galinha e jamais voará como águia.
Então decidiram fazer uma prova. O naturalista tomou a águia, ergueu-a bem alto e desafiando-a disse:
– Já que de fato você é uma águia, já que você pertence ao céu e não à terra, então abra suas asas e voe!
A águia pousou sobre o braço estendido do naturalista. Olhava distraidamente ao redor. Viu as galinhas lá embaixo, ciscando grãos. E pulou para junto delas.
O camponês comentou:
– Eu lhe disse, ela virou uma simples galinha!
– Não – tornou a insistir o naturalista. Ela é uma águia. E uma águia será sempre
uma águia. Vamos experimentar novamente amanhã.
No dia seguinte, o naturalista subiu com a águia no teto da casa. Sussurou-lhe:
– Águia, já que você é uma águia, abra suas asas e voe!
Mas quando a águia viu lá embaixo as galinhas, ciscando o chão, pulou e foi para junto delas.
O camponês sorriu e voltou à carga:
– Eu lhe havia dito, ela virou galinha!
– Não – respondeu firmemente o naturalista. Ela é águia, possuirá sempre um coração de águia. Vamos experimentar ainda uma última vez. Amanhã a farei voar.
No dia seguinte, o naturalista e o camponês levantaram bem cedo. Pegaram a águia, levaram-na para fora da cidade, longe das casas dos homens, no alto de uma montanha. O sol nascente dourava os picos das montanhas.
O naturalista ergueu a águia para o alto e ordenou-lhe:
– Águia, já que você é uma águia, já que você pertence ao céu e não à terra, abra as suas asas e voe!
A águia olhou ao redor. Tremia como se experimentasse nova vida. Mas não voou. Então o naturalista segurou-a firmemente, bem na direção do sol, para que seus olhos pudessem encher-se da claridade solar e da vastidão do horizonte.
Nesse momento, ela abriu suas potentes asas, grasnou com o típico kau-kau das águias e ergueu-se soberana, sobre si mesma. E começou a voar, a voar para o alto, a voar cada vez para mais alto. Voou… voou… até confundir-se com o azul do firmamento…”
E Aggrey terminou conclamando:
- Irmãos e irmãs, meus compatriotas! Nós fomos criados à imagem e semelhança de Deus! Mas houve pessoas que nos fizeram pensar como galinhas. E muitos de nós ainda acham que somos efetivamente galinhas. Mas nós somos águias. Jamais nos contentemos com os grãos que nos jogarem aos pés para ciscar. (Leonardo Boff)

sábado, 17 de março de 2012

III Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia



III Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia - DeVry Brasil

De 7 a 11 de maio de 2012, as faculdades da DeVry Brasil realizam a III Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia. O evento de iniciação científica terá conferências, comunicações orais, mesas redondas, oficinas, apresentação de projetos interdisciplinares, entre outros. 

Os objetivos deste evento são fomentar o desenvolvimento da pesquisa enquanto área de produção de conhecimento científico, ampliando o intercâmbio entre os pesquisadores, criar espaço propício para atualização dos profissionais mais experientes, abrir possibilidades para que pesquisadores divulguem sua prática e produção e envolver os estudantes em discussões atuais sobre temas relevantes. 

As inscrições já estão abertas, e a submissão de trabalhos segue até 31 de março de 2012.

Locais
Salvador: Faculdade ÁREA1 (Campus Paralela) / Faculdade Ruy Barbosa (Campi Rio Vermelho e Paralela)
Fortaleza: Faculdade Fanor (Campus Dunas)

Público alvo
Estudantes de graduação, de pós-graduação, pesquisadores, docentes e profissionais.

Programação FANOR Carreiras 2012.1


Com o objetivo de contribuir com o desenvolvimento profissional e ajudá-lo a garantir seu espaço no mercado de trabalho, o Fanor Carreiras, preparou uma programação especial de treinamentos e palestras com profissionais renomados. Contamos também com a presença dos agentes de integração trazendo balcões de oportunidades. Com isso, a Fanor pretende contribuir para que você encontre uma vaga adequada ao seu perfil.

Confira a programação abaixo.



CONVOCAÇÃO PARA SELEÇÃO DE MONITORES


CONVOCAÇÃO PARA SELEÇÃO DE MONITORES

A Comissão Executiva do 2º Congresso Brasileiro de Enfermagem Neonatal, Encontro Norte-Nordeste de Enfermagem Obstétrica e Ginecologia, promovido pela Associação Brasileira de Obstetrizes e Enfermeiros Obstetras/ABENFO – Seção Ceará, torna público o processo seletivo para acadêmicos de Cursos de Graduação em Enfermagem regularmente matriculados em Universidades e Faculdades de Enfermagem, localizadas na Região Metropolitana de Fortaleza, para atuarem como monitores do evento.

ATENÇÃO:

A atividade de monitoria não terá remuneração financeira. O monitor depois de selecionado terá direito a inscrição no congresso como participante.

1. DAS FINALIDADES DO PROCESSO SELETIVO:

1.1 Divulgar a realização do evento junto à comunidade discente;

1.2Estimular a participação dos Cursos de Graduação em Enfermagem das Universidades e Faculdades da Região Metropolitana de Fortaleza;

1.3Selecionar alunos regularmente matriculados no Curso de Graduação em Enfermagem para exercerem a função de monitor durante o evento, utilizando critérios justos e transparentes.

2. DO PERÍODO, HORÁRIO E LOCAL DAS INSCRIÇÕES:

2.1 O período de inscrições será no período de 16 a 30 de março de 2012;

2.2As inscrições somente poderão ser feitas nos horários de 9:00 – 12:00 e de 14:00 às 17:00 horas;

2.3As inscrições deverão ser realizadas na sede da Associação Brasileira da Enfermagem – Seção Ceará, Rua Paula Rodrigues, 55 - Bairro de Fátima.

3. DO NÚMERO DE VAGAS:

3.1 Serão selecionados 60 acadêmicos para exercerem a função de monitores durante o evento

4.DA DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA

4.1Ficha de Inscrição devidamente preenchida (disponível na ABEN-CE ou no link no final desta página);

4.2Declaração da Universidade / Faculdade informando a situação do aluno com regulamentação da matrícula e semestre que cursa;

4.3Histórico Escolar;

4.4Curriculum Lattes atualizado;

4.5 Declaração de compromisso de disponibilidade nos dias de realização do Congresso e nos dias que antecedem ao mesmo, quando convocado pela Sub-comissão de monitoria para reuniões e treinamento (link do arquivo no final desta página);

4.6 Comprovante de quitação da anuidade da ABENFO 2012;

4.7 Fotocópia autenticada da Carteira de Identidade e CPF.

4.8 Duas (2) fotos 3x4 recentes e iguais.

5. DOS CRITÉRIOS DE INSCRIÇÃO:

5.1Ser sócio da ABENFO-CE quite com o exercício 2012;

5.2Estar regularmente matriculado em Curso de Graduação em Enfermagem de Universidades e Faculdades instaladas na região metropolitana de Fortaleza;

5.3Ter histórico escolar sem nenhuma reprovação;

5.4Estar cursando a partir do 5º semestre do curso de graduação em Enfermagem;

Parágrafo Único: A ausência de quaisquer dos documentos exigidos implicará no indeferimento da inscrição.

6. DA SELEÇÃO

6.1 A seleção será realizada pelos componentes da Sub-comissão de Monitoria, através da análise dos documentos encaminhados levando em consideração:

a)Desempenho acadêmico pelo histórico escolar;

b)Conhecimento básico de informática;

c)Conhecimento básico de algum idioma;

d)Comprovação de monitoria acadêmica;

e)Comprovação de participação em eventos anteriores como monitor ou bolsista;

f)Comprovação de participação efetiva em Diretorias de Centros Acadêmicos de Enfermagem.

7. DO DESEMPATE:

7.1 Serão considerados como critérios de desempate:

a)Ter sido monitor de eventos científicos;

b)Ter comprovado melhor desempenho acadêmico pelo histórico escolar;

c)Ter maior idade.

8. DA DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS:

8.1O resultado final será divulgado no site da ABENFO Seção Ceará (http://www.abenfoce.org.br) no dia 16 de abril de 2012.

NOTA: A coordenação do congresso decidiu não incluir na seleção de monitoria alunos matriculados em cursos de enfermagem de instituições de ensino do interior do estado, visto que haverá a necessidade de disponibilidade dos acadêmicos para treinamentos e reuniões no período que antecede o congresso. As reuniões serão realizadas à noite; Além da disponibilidade dos mesmos 20 dias antes do início do congresso para execução de tarefas. Outro aspecto que nos levou a tomar esta decisão foi o fato de não termos disponibilidade financeira para custear a vinda e a permanência do aluno em Fortaleza;


segunda-feira, 5 de março de 2012

Palestra “Enfermeiros de Sucesso”



A enfermeira estomaterapeuta e coach, Cláudia Alcântara, vai ministrar, no dia 10 de março, de 8h30min às 18h, no auditório do Complexo São Mateus, a palestra “Enfermeiros de Sucesso”.

Voltado para profissionais e acadêmicos de enfermagem, a conferência traz exercícios e reflexões baseadas no processo de coaching (método que consiste em dar assistência aos outros na satisfação de suas metas) com foco no desenvolvimento humano e profissional. Durante o evento, será lançado o livro “Eu, enfermeiro de mim”, de autoria da palestrante. Os participantes ganharão um exemplar da obra.

Serviço:
Palestra “Enfermeiros de Sucesso”
Data: 10/03/2012
Horário: 8h30min às 18h
Local: Auditório do Complexo São Mateus 
Endereço: Av. Santos Dumont, 5753. Lobby Torre Saúde
Investimento: R$ 100,00
Informações e inscrições: 8628.0536 / 9696-1295

Campanha da Fraternidade 2012

Campanha da Fraternidade 2012
Com o tema “Fraternidade e Saúde Pública” e o lema “Que a saúde se difunda sobre a terra”, a Campanha da  Fraternidade 2012 tem o objetivo de propor a reflexão sobre a realidade da saúde do Brasil. A abertura do evento organizado pela CNBB, Conferência Nacional de Bispos do Brasil, aconteceu no dia 22 de fevereiro, na quarta-feira de cinzas, e vai até primeiro de abril.
A CNBB espera com essa campanha contribuir na consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS), mobilizando todas as comunidades com reflexões e ações nesse sentido.

O Objetivo Geral da Campanha da Fraternidade de 2012 é: "Refletir sobre a realidade da saúde no Brasil em vista de uma vida saudável, suscitando o espírito fraterno e comunitário das pessoas na atenção dos enfermos e mobilizar por melhoria no sistema público de saúde" (p. 12 do Texto-Base).
Além do objetivo geral a Campanha da Fraternidade para 2012 apresenta seis objetivos específicos. Estes são:
a) Disseminar o conceito de bem viver e sensibilizar para a prática de hábitos de vida saudável;
b) Sensibilizar as pessoas para o serviço aos enfermos, o suprimento de suas necessidades e a integração na comunidade;
c) Alertar para a importância da organização da pastoral da Saúde nas comunidades: criar onde não existe, fortalecer onde está incipiente e dinamizá-la onde ela já existe;
d) Difundir dados sobre a realidade da saúde no Brasil e seus desafios, como sua estreita relação com os aspectos sócio-culturais de nossa sociedade;
e) despertar nas comunidades a discussão sobre a realidade da saúde pública, visando à defesa do SUS e a reivindicação do seu justo financiamento; e
f) Qualificar a comunidade para acompanhar as ações da gestão pública e exigir a aplicação dos recursos públicos com transparência, especialmente na saúde". (cf. p. 12 do Texto-Base da CF).
O objetivo também é que haja um bom envolvimento nos conselhos de saúde municipais e estaduais. Que as pessoas percebam que a saúde realmente é um grande dom, mas que também requer da nossa parte a incorporação de hábitos de vida saudável.

2º Congresso Brasileiro de Enfermagem Neonatal




O II CONGRESSO BRASILEIRO DE ENFERMAGEM NEONATAL - II COBENEO, é um evento cientifico que acontece a cada dois anos no Brasil, promovido pela Associação Brasileira de Obstetrizes, Enfermeiras (os) Obstetras e Neonatais- ABENFO – Nacional, e coordenado e realizado pela Associação Brasileira de Obstetrizes, Enfermeiras (os) Obstetras e Neonatais, seccional Ceará- ABENFO-CE.

O II COBENEO traz como tema central: “Enfermagem Baseada em Evidências: Fortalecendo as Interfaces do Cuidado Perinatal” e será realizado na cidade de Fortaleza, de 23 a 27 de Junho de 2012, na Fábrica de Negócios - Hotel Praia Centro, localizada na Avenida Monsenhor Tabosa, 740- Praia de Iracema. Concomitante, será realizado o I ENCONTRO NORTE-NORDESTE DE ENFERMAGEM OBSTÉTRICA E GINECOLÓGICA (I ENNEOG) E O VI FÓRUM NACIONAL DE FORMAÇÃO DE ENFERMEIROS NA SAÚDE DA MULHER E DO NEONATO.

A comissão de temas livres do 2º Congresso Brasileiro de Enfermagem Neonatal – Encontro Norte-Nordeste de Enfermagem Obstétrica e Ginecológica – VI Fórum Nacional de Políticas de Formação de Enfermeiros na Saúde da Mulher e do Neonato, começou a receber trabalhos para serem apresentados no evento desde o dia 10 de fevereiro e o prazo se encerrará dia 30 de abril de 2012.


Maiores informações no site da ABENFO-CE e do COBENEO: www.abenfoce.org.br e www.congresso2cobeneo.com.br.

PARTICIPEM!!

sexta-feira, 2 de março de 2012

III CONGRESSO BRASILEIRO DE SAÚDE MENTAL



III CONGRESSO BRASILEIRO DE SAÚDE MENTAL

FALTAM 15 DIAS PARA O TÉRMINO DAS INSCRIÇÕES DE TRABALHO

Encerram-se dia 15 de março as inscrições de trabalhos para o III Congresso Brasileiro de Saúde Mental. Faça sua inscrição no site www.congresso2012.abrasme.org.br .
Já consagrado em suas duas edições anteriores que contaram com cerca de 2.500 pessoas cada um, o Congresso Brasileiro de Saúde Mental tornou-se um importante espaço de debates, encontros e militância de atores sociais diversos que atuam no campo da reforma psiquiátrica.
Com a participação de profissionais, estudantes, gestores, usuários, familiares, artistas e simpatizantes, os Congressos de Saúde Mental vem proporcionando uma significativa troca de práticas e experiências entre atores políticos do Brasil e do exterior.
Em sua terceira edição, o Congresso em Fortaleza contará com importantes nomes do cenário nacional e internacional que atuam há vários anos em defesa da reforma psiquiátrica. Além dos convidados nacionais, participarão do III Congresso Brasileiro de Saúde Mental colegas da Itália, Argentina, Chile, Espanha e Cuba (www.congresso2012.abrasme.org.br).
Participe desta mobilização e ajude a construir a política de saúde mental no Brasil que vem se tornando uma das mais importantes no cenário mundial.
O número de trabalhos aceitos para apresentação será limitado.

INSCREVA-SE JÁ!!